Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Data: 20/07/2017 Hora: 09:00:00
O QUE É HEPATITE?

 

A Hepatite é uma doença que quase sempre não apresenta sintomas. Por isso é conhecida como “assassina silenciosa”. É causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Estima-se que milhões de pessoas são portadoras desses vírus, sem saber disso.

As hepatites mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D, E e G.

 

COMO SE PEGA HEPATITE?

 

As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue contaminado.

A transmissão pode acontecer quando se compartilham utensílios como aparelho de barbear, alicate de unha, agulha e também quando se usa material não esterilizado na colocação de piercing, realização de tatuagem e em procedimentos cirúrgicos.

Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 podem ter adquirido hepatite C.

A hepatite B é sexualmente transmissível (DST), e é muito fácil de pegar. Uma mãe portadora do vírus pode transmitir a doença para o filho, principalmente no momento do parto.

 

COMO NÃO SE PEGA HEPATITE?

 

Não se pega hepatite através de aperto de mão, abraço, beijo, uso de talheres, pratos ou copos, uso de assento sanitário ou assentos de lugares públicos e meios de transporte.

 

COMO EU POSSO SABER SE TENHO O VÍRUS?

 

A única forma de saber se tem o vírus é fazendo exames de sangue específicos para as hepatites B e C. Você pode fazer esses exames na Unidade Básica de Saúde (UBS).

COMO ME PREVENIR?

 

Os seguintes objetos não devem ser compartilhados: lâminas de barbear, lâminas de depilação, escovas de dente, agulhas e seringas, materiais para fazer tatuagem e piercing. Usuários de drogas não devem compartilhar cachimbos e canudos. Nos salões de beleza e serviços de saúde, na realização de tatuagem e na colocação de piercing, todo material utilizado deve ser descartável ou muito bem esterilizado. Deve-se usar camisinha em todas as relações sexuais.

 

EXISTE VACINA CONTRA A HEPATITE B?

 

SIM. A vacina é oferecida no Posto de Saúde para todos os recém-nascidos, crianças, adolescentes e adultos até os 49 anos.

 

EXISTE VACINA CONTRA A HEPATITE C?

 

Infelizmente NÃO existe vacina para a hepatite C.

 

 

PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO

 

O DIA D DA EM COMBATE AS HEPATITES SERÁ NO DIA 28 DE JULHO DE 2017

 

Acesse o site: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/07/julho-mes-de-prevencao-e-controle-de-hepatites-virais-drauzio-varella-explica.html

E veja na reportagem do Fantástico.